SUPer Apoio: segurança para nadadores

SUPer Apoio é quando um grupo de remadores acompanha um grupo de nadadores durante um treino ou competição em águas abertas ou abrigadas. A segurança dos nadadores aumenta significativamente quando esse tipo de apoio é realizado.

Durante o acompanhamento o remador de SUP tem responsabilidades e tarefas para cumprir:

Cercar:

A posição de cada remador é organizada para formar um “cerco ao cardume” , que consiste em cercar os nadadores e não deixar ninguém ficar fora do campo de visão do cerco.

Orientar a direção:

Muitos nadadores perdem tempo durante a prova porque ficam desorientados em relação a direção do trajeto. Nem sempre as bóias de sinalização estão no campo de visão do nadador, por isso eles acabam perdendo tempo nadando na direção errada. O remador de SUP cumpre com eficácia o papel de ser um ponto de referência próximo ao nadador para guiar sua direção até a linha de chegada.

Base de apoio

O nadador pode ter cãibras ou ficar cansado, principalmente se for uma prova para atletas amadores. A prancha de Stand Up Paddle serve como base de apoio para auxiliar o nadador durante esses momentos de dificuldade.

Comunicação com os salva-vidas

Se por algum motivo o nadador não conseguir completar o trajeto, ele precisa ser resgatado pelos salva-vidas do evento. O remador de SUP pode avisar a embarcação dos salva-vidas acenando com o remo.

É um meio muito mais eficaz do que o atleta precisar levantar os braços para chamá-los.

A história do SUPer Apoio começou em 2014 quando fomos convidados pela organização do Iron Man para acompanhar os atletas durante a prova de natação na Praia de Jurerê em Florianópolis.

Já tivemos a honra de realizar SUPer Apoio para a Travessias.com na prova Reveza 10 durante o trajeto entre Ilha do Anhatomirim em Governador Celso Ramos até a Praia da Daniela em Florianópolis e na etapa do Grand Prix na Praia de Palmas em Governador Celso Ramos.

“ É emocionante acompanhar de perto a adrenalina dos nadadores durante a competição e ao mesmo tempo ter responsabilidades que reforçam a segurança deles.”

Também realizamos SUPer Apoio no treino e na tradicional prova da Sotália na Ilha do Campeche em 2017. Os salva-vidas da Foripa Surf Life Saving Club também receberam nosso SUPer Apoio na travessia entre a Praia de Canasvieiras e a Ilha do Francês e na travessia entre o Terminal Lacustre e a Praia do Castelinho na Lagoa da Conceição em Florianópolis.

Compartilhe